terça-feira, 7 de outubro de 2008

Debatendo

Acabou agorinha o segundo debate entre Obama e McCain. Não quero falar sobre eles. Vou falar sobre os eleitores, pelo menos o típico eleitor que eu conheço por aí. Parece-me que não importa o que aconteça, quem saia melhor nos debates, quem tenha melhores planos ou idéias, quem tenha o melhor vice, ou mesmo QUEM SEJA O CANDIDATO, ninguém muda de opinião. Claro que alguém por aí no país deve mudar. Uns quatro ou cinco eleitores. Mas a maioria parece nem cogitar a possibilidade de mudar de democrata para republicano ou o contrário. O debate é muito mais um evento esportivo, um lugar para torcer e distorcer do que uma análise, uma conversa, um debate.

Interessante conversar com as pessoas após o debate. As mesmas coisas que eu assisti hoje à noite serão completamente distorcidas por Obamistas e McCainzistas quando eu perguntar amanhã sobre quem foi melhor. É claro eu também distorci um pouco.

Vota-se muito mais no partido e na posição que ele representa do que no cara que está concorrendo. Não importa, qualquer candidato no lugar dos que aí estão, a situação seria igual.
Curioso... No Brasil, talvez pelo pluripartidarismo mais acentuado (ou bagunçado mesmo), talvez pelos caras mudarem descaradamente de partido e ideologia, o brasileiro parece olhar mais para a pessoa que está concorrendo e menos para o partido do que ocorre aqui nos EUA.

Digo mais, a maioria das pessoas não quer nem saber se as idéias econômicas, saúde, educação ou coisas semelhantes são melhores ou piores com um ou outro candidato. No fundo ele vão votar no que vai contra ou a favor o aborto, no que prometer baixar impostos e manter o exército forte.
Temos as nossas miopias, eles têm as deles.

2 comentários:

David Portela disse...

Emílio, concordo que eles têm as suas miopias, porém você está numa "bolha" de republicanos aí... Existe um segmento grande de "independentes" cujos votos são importantes e podem até mudar o rumo da eleição. E pelo que posso ver, eles estão pendendo para o lado do Obama.

Que Deus abençôe vocês aí no meio dessa bagunça econômica. Quando puder, me mande um e-mail porquê quero seu MSN. O meu está no rodapé da página principal do mastigue.com. Abraços!

Emilio - Entre dois mundos disse...

Oi David, de fato eu deveria ter sido mais específico. Esta é a realidade da região em que moro, Mississippi, e de onde morei, Carolina do Sul. É claro que ainda mais limitada, é a relaidade dos grupos de pessoas com quem eu convivia e observava.
Por aqui não se acha muitos independentes, a turma está aparentemente decidida há um tempo. Realmente no oeste e nordeste a coisa é diferente.
abraço.