sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Vicksburg - Parte 3


Se quiser ler aqui estão a parte 1 e a parte 2 do relato de nossa visita a Vicksburg.
Segue mais uma foto, esta do cemitério no campo de batalha de Vicksburg, local onde o norte teve importante vitória sobre o sul.
Sem querer ser simplista sobre as razões da guerra, vale a pena olhar pelo menos um ângulo, o da escravidão, do ponto de vista teológico. Infelizmente teólogos diversos, de boa tradição, apoiaram a escravidão afirmando que havia base bíblica para esta.
Quanta cegueira!! A Bíblia claramente condena o sequestro de pessoas para vendê-las como escravos (Êxodo 21: 16). Era crime punível com pena de morte em Israel. Ora, foi justamente esta a fonte dos escravos no sul dos EUA. Ninguém compravo ou vendia escravo sem saber de sua origem. E este é apenas um dos erros sobre o que ocorreu. Infelizmente, parte da Igreja colocou seu selo de aprovação sobre isto. Os resultados de tal problema persistem até hoje, igrejas brancas e igrejas negras, ressentimento, discriminação dos dois lados.
Podem os mortos de tal cemitério voltarem a viver?
Em Cristo, podemos começar a superar tais coisas. Todos nós temos pontos cegos em nosso sistema de crença, cabe a nós constantemente buscarmos ajustar a lente pela qual vemos o mundo, comparar com a palavra de Deus e buscar, com humildade, reconhecer que em estávamos mortos espiritualmente, mas ele nos deu vida.
Hoje, dia da reforma, vale lembrar que reforma implica mudança de vida, confiança em Cristo e submissão à sua palavra, mesmo que isto vá contra nossa cultura, mesmo que isso vá contra a lei do cemitério. Lei que em breve vai passar.

Nenhum comentário: