segunda-feira, 6 de julho de 2009

Love 15



Um ano atrás Roger Federer sofreu a pior derrota de sua carreira. Era então o número 1 do mundo, com 12 títulos de Grand Slam e havia com sucesso segurado o avanço do jovem leão de Mallorca, Rafa Nadal. Na final se enfrentaram e num duelo épico que durou pra lá de 4 horas e depois de muito sofrimento, Nadal venceu o torneio e de quebra tirou o número 1 do ranking que pertencia a Federer.
A coroa havia mudado de mãos. Questionava-se a possibilidade de Federer bater Sampras como recordista de títulos de Grand Slam (14). Naquele ano Federer venceu o US Open, chegando a 13 e mantendo a chama acesa.
Ele teve uma grande chance de chegar a 14 contra Nadal no aberto da Austrália. Contei sobre esses jogos aqui e depois aqui. Foi mais uma derrota sofrida e parecia que agora Federer não teria mais vez, o espanhol iria levar tudo.
Federer venceu então o aberto da França, igualando Sampras no número de grandes torneios e Agassi e Laver em termos de variedade (venceu os 4 torneios de Grand Slam, WImbldedon, US Open, Australia e Roland Garros). Falei sobre a conquista aqui.
Hoje chegou o dia de passar Samrpas e arrancar de vez para a história como o maior jogador de todos os tempos. Encarou na final o norte-americano Andy Roddick, dono do saque mais potente do mundo. O jogo durou pouco mais de 4 horas e Federer não conseguiu quebrar o serviço de Roddick nenhuma vez, até o último ponto do jogo. A partida foi para o lado insano da barreira das 4 horas e foi de uma tensão incrível. Assitindo o jogo estavam as lendas Rod Laver, Bjorn Borg, Pete Sampras e John McEnroe. No último set não há tiebreaker, então eles simplesmente ficam jogando até alguém vencer dois games seguidos, como numa disputa de pênaltis no futebol. Os sets duram 12-13 games no máximo, vindo então o tie-breaker. O set final durou 30 games. Federer finalmente venceu e agora conquistou tudo. Além disso acaba de recuperar o número 1 do ranking mundial. Poderia se aposentar hoje sem problemas. Mas vai continuar jogando, quem sabe extendendo o recorde um pouquinho mais...
Logo após a partida surgiu este comercial bacana da Nike aí em cima do post, mostrando alguns grandes esportistas comentando o feito. Entre eles John McEnroe, Michael Jordan, Serena Williams, Tiger Woods e o antigo detentor do recorde, Pete Sampras. O nome é "Love 15," referência ao número de títulos e também um trocadilho com a pontuação do tênis. Quando alguém está com zero no placar de pontos, o árbitro não diz zero, ele diz love. Não sei bem porque, mas tenho minha teoria. Quando o jogador não tem nenhum ponto, pelo menos ainda tem o amor.

Na foto Borg,Sampras, Federer e Laver.

Nenhum comentário: