sexta-feira, 10 de julho de 2009

Calvino 500


Hoje é aniversário de 500 anos de nascimento de João Calvino. Há conferências e eventos acontecendo no mundo todo ao longo do ano e especialmente hoje. Um das figuras mais importantes da história, foi peça fundamental na Reforma do século XVI. Nascido na França, fixou-se na cidade suíça de Genebra, onde pastoreou, ensinou, escreveu e treinou pastores vindos de toda a Europa em fuga de perseguição religiosa.
Deixou enorme quantidade de material escrito de grande erudição, fabuloso conhecimento bíblico e enormemente capaz de aquecer o coração. Se você nunca leu Calvino, comece hoje, ótimo dia. Pode ler por exemplo, parte de um de seus comentários Bíblicos. Ou um de seus sermões. Ou quem sabe sua obra mais famosa, as Institutas da Religião Cristã, que é um tratamento sistemático do que a Bíblia ensina. Muitos imaginam que Calvino é difícil e árido de ler. Isto está longe da verdade. Quase tudo que escreveu está disponível on-line.
Há muita lenda acerca de Calvino. Alguns acreditam que ele era o ditador de Genebra, sendo que ele sequer era cidadão local, com direitos restritos. Outros acham que suas doutrinas e idéias levam pessoas para longe de evangelismo e missões. Trata-se de outro erro, pois não só ele ensinava como enviou missionários, inclusive para o Brasil.
Um erro comum também é limitar sua teologia aos famosos Cinco Pontos do Calvinismo. Os tais cinco pontos foram uma (bem depois da morte de Calvino)respota dada a um grupo que questionara certas verdades bíblica. A teologia de Calvino englobava os cinco pontos, mas era muito mais do que isso. Calvino queria que conhecêssemos tudo o que a Bíblia ensina sobre Deus e sua criação. Queria que indivíduos e igreja vivessem para a glória de Deus. Sabia muito bem das trevas que habitam o coração caído, que ele chamava de fábrica de ídolos.
Hoje vou sentar e ler Calvino. Faz bem pro coração. Sugiro que faça o mesmo.

Nenhum comentário: