sexta-feira, 17 de julho de 2009

Músicas sobre cidades 1

Outro dia postei uma música de Chuck Berry (na interpretação do Elvis) sobre Memphis, Tennessee. Sabe um negócio bacana? Compilar músicas sobre cidades. Aliás, dava uma bela competição! Compilei uma boa lista e vou soltar aos poucos em 6-7 posts. Vou postar às terças e sextas. IMPORTANTE: Aceito sugestões!! Não posso prometer postar, mas prometo considerar!
Hoje temos 3:

Nova Iorque
- New York, New York - Captura tão bem o fato de que a cidade não para, de que a vida lá é difícil, mas também formidável. Gravada por dezenas, talvez centenas de intérpretes. Não precisa-se falar muito sobre esta. Pensei em usar um cantor diferente, mas temi que as autoridades pudessem intervir. Escolhi uma com o homem dos velhos olhos azuis...Melhor verso: "I wanna wake up in the city that never sleeps. (quero acordar na cidade que nunca dorme)."


Jackson - Jackson. O popular Johnny Cash gravou uma música acerca da cidade onde vivo, Jackson, Mississippi. Cash gravou esta música junto com sua companheira June. No filme Walk the Line (Johnny e June) a música aparece. Um trecho:"Well go on down to Jackson, go on and wreak your health. Go play your hand you big talkin'man, make a big fool of yourself. Yeah, go to Jackson. Go comb your hair. (Bem, então vá pra Jackson, vá arruinar sua saúde. Vai jogar seu falastrão, se fazer de tolo. Vá pra Jackson e penteie o cabelo) ."
Aqui com Johnny e June Cash, os originais! No youtube tem com os atores Joaquin Phoenix e Reese Witherspoon, muito bom também.


São Paulo
- Sampa - O baiano Caetano Veloso escreveu a melhor música sobre a capital paulista. Complexa em sua letra mas simples em sua melodia. Envolve coração e Avenida São João. Trata da estranheza do imigrante que chega e se assusta e não gosta, mas ao poucos ama a cidade e se acostuma. Lembro que anos atrás meu avô Emílio me chamou a atenção ao verso que diz "da força da grana que ergue e destróis coisas belas..."
Outra boa parte: "da dura poesia concreta de tuas esquinas, da deselegância discreta de tuas meninas..."
Ok, mais um trecho: "Quando eu te encarei frente a frente não vi o meu rosto, chamei de mau gosto o que vi, de mau gosto mau gosto. É que narciso acha feio o que não é espelho..."
Este clip abaixo tem várias imagens da cidade, com interpretação de Caetano.


2 comentários:

Cristina Santos disse...

Rev. Emilio:

Você me faz pensar: de onde vem tanta coisa boa pra dividir? - se bem que tenho a resposta,segundo a Bíblia que diz: " a boca fala do que está cheio o coração".
Obrigada! Cada vez que visito seu blog, fico impactada com a diversidade de assuntos, elegância e humor.

Deus continue ampliando sua visão, alegria e inteligência.

Big hug

Anônimo disse...

Adorei conhecer Johnny e June Cash,os originais!!!Obrigada,filho.O filme é otimo,recomendo!
Regina