domingo, 5 de abril de 2009

Sangue e justiça

São diversos os hinos que gostamos bastante aqui nos EUA. Alguns novos, outros bastante antigos. Há vários que nos agradam tanto em melodia quanto na letra. Algum tempo atrás escrevi sobre o Be Thou My Vision. Vou tentar ser mais frequente em trazer este tipo de post. Hinos são excelente maneiras de ensino não-formal, pois trazem profunda reflexão (nem sempre) e podem ilustrar muito bem a palavra lida e pregada.
Hoje falo sobre o "My Hope is built on nothing less" A tradução é "Minha esperança está firmada em nada menos que" Aí o hino mostra onde está a segurança, na rocha firme que é Cristo.
Destaco aqui a primeira frase diz que a esperança está em nada menos que no sangue (blood) e justiça (righteousness) de Jesus. Isto aponta para uma fantástica realidade acerca da vida e obra de Jesus. Muitas vezes enfatizamos a morte de Cristo em nosso lugar, o seu sangue. Mas Cristo não só morreu peolo seu povo, ele também viveu pelo seu povo. Romanos 5 e outras passagens mostram que Cristo teve uma vida de perfeita obediência à lei de Deus, e esta justiça acumulada é creditada a nosso favor. Por um lado sua morte paga nossa dívida, por outro sua vida perfeita nos é atribuída de forma que podemos ser considerados justos perante Deus.

Para quem quiser os termos técnicos, tratamos disto como a obediência ativa (vida de obediência à lei de Deus) e obediência passiva de Cristo (o que ele deixou que fizessem com ele, sua morte).

Não achei nenhuma versão online que eu achasse excelente, mas há diversas outras opções para procurar no youtube. Resolvi colocar esta aqui pois tem a letra.

Nenhum comentário: