quinta-feira, 23 de abril de 2009

Gigante Gentil


Chega ao final a carreira de um gigante. O jogador de basquete Dikembe Mutombo é um gigante fisicamente falando. Com 2.18 m e 120 kg é intimidador pra qualquer pessoa não chamada Shaq. Nascido no Zaire (hoje Rep. Democrática do Congo), jogou basquete universitário nos EUA e defendeu diversos times da NBA.
Mutombo tem uma voz capaz de fazer Darth Vader se encolher e Mufasa miar fino.
Ele é gigante também no nome: Dikembe Mutombo Mpolondo Mukamba Jean-Jacque Wamutombo.
Foi um gigante nas quadras, com pontos, rebotes e principalmente tocos. Creio que o toco (ou bloqueio) é a mais deliciosa jogada pra se fazer numa quadra. É mais gostoso do que dar um passe certeiro, mais divertido que um drible desconcertante e mais marcante que um arremesso perfeito. Dar toco é bom demais!
Mutombo era um rei do toco, por muitas temporadas frustou atacantes em busca da cesta, fazendo sempre o mesmo famoso gesto após dar um toco: balança o indicador como quem diz "aqui NÃO." Mutombo costumava fazer o gesto diretamente para o adversário, mas com o tempo (por conta das regras da liga) passou a fazer o gesto como uma celebração voltado pra galera. Os outros jogadores passaram a temer serem alvos do humilhante gesto que sempre vinha logo após a devastação do toco.
Mutombo foi um gigante em longevidade, está agora com 45 anos. Pra se ter uma idéia, Mutombo enfrentou no início da carreira Magic Johnson, Michael Jordan, Patrick Ewing, Karl Malone e na outra ponta da carreira pegou Lebron James, Kobe Bryant, Chris Paul... Esta turma toda teve de encarar a temível gesto.
Mutombo foi quatro vezes eleito o melhor defensor da temporada. Jogou por 19 temporadas, um fantástico feito neste esporte de alta demanda física e grande nível técnico.
Mutombo foi um gigante fora de quadra. Envolvido em diversos projetos humanitários, usou sua fama e fortuna para combater a fome na África, construir escolas, alojamentos e elevar a consciência do mundo esportivo acerca de questões sociais. Teve 3 filhos e adotou outros 4. Dizem que fala 5 línguas, incluindo português.
Estão pipocando na internet várias homenagens de companheiros de equipe, adversários, colunistas e todo mundo que curte basquete. Fica aqui mais uma.

Aqui o próprio Mutombo falando:




Aqui neste vídeo seus colegas de Houston carinhosamente o imitam:

Um comentário:

Filipe Hagen disse...

Emilião, não sabia que você tinha um blog!!
Gostei demais de tudo aqui!
Fica com Deus!
Grande abraço