terça-feira, 7 de abril de 2009

Sobre Relogios - 1

Motivado pela abertura da maior feira anual de horologia, em Basel na Suíça, resolvi postar sobre relógios. Inicio aqui uma série de posts sobre este mundo. Os posts não serão assim, como direi, seguidinhos. Pode ser que haja um tempo considerável entre a parte 3 e a 4, por exemplo.

Meu objetivo é tratar um pouco do mundo fascinante (sim, é fascinante) da alta relojoaria. Você talvez esteja pensando"Ah, Rolex?". Hmmmm. Também, mas nem tanto sobre Rolex. Na verdade o objetivo é tocar em algumas marcas conhecidas, outras nem tanto, mas mostrar principalmente quais são as coisas mais empolgantes acerca da alta relojoaria.

Neste post trato brevemente da diferença básica entre relógios de quartzo e relógio automáticos. O quartzo é um desenvolvimento recente, as pesquisas começaram na primeira metade do século 20, mas a partir da década de 70 a coisa se popularizou. Este é um método super barato e eficiente de fazer relógios, tornando o aparelho acessível pra quem quiser. O fato de ser barato não o torna impreciso. Pelo contrário, eles são tão ou mais precisos que os automáticos. Relógios de quartzo são bastante confiáveis e requerem apenas que se troque a bateria. Olha como é um movimento de quartzo (note a bateria):


O relógia automático existe há milhares de anos (ok, centenas). A idéia é criar um mecanismo que tenha um sistema para que o próprio movimento do braço da pessoa dê corda no mecanismo. Quando você não está usando o relógio, ele tem uma reserva de carga que varia de um dia até dias dependendo do relógio.
A indústria da alta relojoaria, quando faz um relógio super complicado, não está querendo algo mais preciso. Está querendo marcar horas da forma mais complicada possível. Claro, estou resumindo a história, mas há diversas formas de avançar a engenharia/arte no sentido inverso da simplificação que vemos em outras áreas. Aqui, quando mais complicado e bonito (às vezes) melhor!
Segue a foto de um movimento automático dos mais simples. Esta é a parte de trás do relógio. Esta parte onde está escrito 22 KAM... é a parte que gira com o movimento do pulso, dando corda no reológio.

Há diversos relógios automáticos por preços bem razoáveis no mercado. Vale dizer que aqueles relógios caríssimos automáticos não são caros por marcarem a hora mais precisamente. Pelo contrário, muitos Casios de 20 reais marcam a hora com mais precisão do que o Tag Heuer de 10 mil. O valor destes relógios é muito mais por serem obras de arte e mecânica, algo mais complicado que é capaz de fazer o mesmo que o simples. Um relógio de movimento automático é mais caro por ser um feito técnico-artístico mais elaborado.
Por hoje é só! Mais pra frente, vou falar sobre diversas marcas e algumas novidades.

Um comentário:

Anônimo disse...

Segundo este texto "os de quartzo são tão ou mais precisos que os automáticos". Os de quartzo são SEMPRE muito mais precisos que os automáticos. A primeira máquina de pulso e bolso a quartzo foi criada pelos suíços da Longines, que produziram então o mais preciso cronômetro de pulso já visto no mundo. Os Japoneses baratearam e, consequentemente, popularizaram maquinas a quartzo na década de 70. Qualquer máquina automatica que tenha erro de 1 minuto por semana já pode se candidatar a receber certificado de cronômetro pela Associção Suíça de Fabricantes. Uma máquina a quartzo que tenha erro de 1 minuto por semana é uma porcaria.