domingo, 26 de abril de 2009

Reforma e missão

O Dr. Elias Medeiros, professor aqui do RTS, recentemente terminou uma pesquisa de 10 anos sobre o envolvimento dos reformadores com a obra missionária. Há um mito propagado por muitos anos de que os reformadores não tinham interesse na obra missionária. Particularmente, os calvinistas foram acusados de não ter ardor missionário por causa da doutrina da eleição. Dr. Medeiros foi atrás das fontes, pesquisou arquivos na Europa e mostra convincentemente que isto não é verdade.
Uma das ações missionárias foi o envio de dois ministros do evangelho para morar na colônia da França Antártica, em 1555. Villegaigon requisitou pastores para a colônia e Calvino madou dois ministros. Após vários eventos complicados, Villegaigon se voltou contra eles e os mandou de volta para a França. Alguns franceses huguenotes acabaram sendo mortos por professarem a fé reformada.
Um dia escrevo melhor sobre esta história, o ponto deste post é mostrar que os reformadores estavam interessados sim em missões. Espero que a dissertação do Dr. Medeiros logo se torne livro pra gente curtir.

Um comentário:

Anônimo disse...

que legal emiliao...espero ansioso pelo livro tambem pra aprender mais sobre a historia das missoes presbiterianas e propria historia da igreja.

Abracao,

Gui.