sábado, 9 de maio de 2009

Sobre relógios 4 - as antigas senhoras

"O que é o tempo? Se ninguém me pergunta eu sei. Se alguém me pede para explicar, já não sei mais." Agostinho de Hipona

Neste post vou tratar de três marcas que muitos dizem serem as grandes em termos de antiquidade e qualidade. As três são bastante antigas, caríssimas e de grande qualidade. São bem tradicionais em suas coleções, sem inventar muito em termos de ousadia, mas historicamente sendo responsáveis por grandes invenções.

Patek Philippe - Marca de qualidade indiscutível, modelos sempre clássicos e que duram gerações. Como o lema deles diz, você nunca possui um Patek, você apenas o guarda para a próxima geração. Seus modelos são caríssimos e feitos em materiais nobres. Seu estilo é bem conservador. Um Patek nunca irá lançar moda, porém sempre estará na moda. Seus modelos mais simples custam mais de dez mil dólares.
Na foto um belo modelo em ouro branco. Pode-se ver a parte de trás, que é recoberta por safira para poder se apreciar o movimento. Como meu pai diria, a parte de trás é tão bonita que devia ser usada na frente!

Vacheron Constantin - É a marca mais antiga das que mantiveram produção ininterrupta. Desde 1755!!! Por vezes mais ousada que Patek, embora também sempre modelos mais clássicos, com jóias e materiais preciosos e qualidade impecável. Dezenas de milhares de dólares pelos modelos mais simples.

Aproveito aqui para falar de uma complicação presente em alguns relógios de alta qualidade técnica. O chamada Tourbillon é uma forma complicadíssima de se medir o tempo. Criado originalmente para diminuir os efeitos da gravidade nos relógios de bolso, passou a ser um distintivo de alta capacidade técnica e artística. Hoje as grande marcas e alguns independents da alta relojoaria se dedicam a criar estas peças que giram em torndo de si mesmas dentro do movimento do relógio. É muito diffícil de fazer (a peça pesa menos de 1 grama) e caríssimo. Pra se ter uma idéia de quão caro é, as versões chinesas do tourbillon custam mais de mil dólares.
Quanto custa então um Vacheron com Tourbillon? A resposta depois da foto!

O Tourbillon é esse treco levemente redondo que aparece numa espécie de janelinha no relógio. Um Vacheron com Tourbillon passa facilmente de 130 mil dólares.

Antes de tratarmos de Audemars Piguet, veja um vídeo de um tourbillon funcionando.

Audemars Piguet - A mais ousada das três, possui muito prestígio e qualidade. Trata-se da mais antiga marca a ainda estar sob controle da mesma família. Com modelos atingindo dezenas de milhares de dólares, é também grande alvo das falsificações. Eles têm modelos mais clássicos, mas também mais esportivos, como a linha Royal Oak. Aqui está um AP mais clássico, esse modelo se chama Millenary, também com turbilhão. Em ouro.
Aqui um dos diversos modelos da linha Royal Oak, mais esportiva e amplamente falsificada por aí... Um deles com diamantes.
No próximo post - Relógios automáticos pra todo mundo! "As acessíveis"
Se quiser ler os psot anteriores
Parte 1 - Introdução
Parte 2 - As famosíssimas
Parte 3 - Mais famosíssimas

Um comentário:

Cristina Santos disse...

Não uso relógio há mais de 25 anos, mas, certamente adoraria ter um desses depois dessa tremenda aula!

Abs