quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Bond mania parte 1


Estou passando por uma fase James Bond. Tenho lido e pesquisado acerca dos filmes. Tudo isto porque este final de semana estréia o novo filme, "Quantum of Solace." Vou fazer 3 posts de preparação para o evento. Sim, é um exagero, mas ando meio sem idéias para posts.
Como muitos já sabem, Bond vem sendo adaptado em filmes desde 1962 com Dr. No (chamado no Brasil de "O satânico Dr. No," coitado.)

Como já é clássico, Bond tem alguns elementos que quase sempre estão presente nos filmes: Cenas de ação fabulosa, bondgirls, martini shaken not stirred, "Bond, James Bond," a secretária Moneypenny, as invenções malucas do Q, os vilões descontrolados, Walter PPK, carrão tunado com armas de destruição em massa, os nomes sugestivos...
Até hoje 6 atores viveram o papel do Bond, em filmes oficiais (sim, há filmes não oficiais.) Há grande discussão, séria e importante (não deboche) sobre qual o melhor deles. Qual o seu favorito?? Vou dizer o meu no último post...

Os cinco primeiros filmes foram com o grande Sean Conney, e trazem um Bond violento, seco, sedutor e mais sério do que o que viria depois. Após o quinto filme surgiu um ator australiano que só fez um Bond, George Lazenby. Não foi tão ruim, mas Connery acabou voltando para mais um filme, embora visivelmente sem físico para a coisa e parecendo até mesmo desanimado.
Segue a lista dos sete primeiros filmes, com o título em português entre parênteses e o nome do ator que fez o Bond. Note que no Brasil foi adicionado o "007" ao título, o que nunca aconteceu em inglês.

- Dr. No (007 Contra o Satânico Dr. No) - Sean Connery, 1962
- From Russia With Love (Moscou contra 007) - Sean Connery, 1963
- Goldfinger (007 Contra Goldfinger) - Sean Connery, 1964
- Thunderball (007 Contra a Chantagem Atômica) - Sean Connery, 1965
-You Only Live Twice (Com 007 só se vive duas vezes) - Sean Connery, 1967
-On Her Majesty's Secret Service (007 a Serviço secreto de sua majestade) - George Lazenby, 1969
-Diamonds are forever (Os diamantes são eternos) - Sean Connery, 1971

No próximo post a fase Roger Moore, Timothy Dalton e o filme não-oficial de Sean Connery!

Para mais informações visite este site aqui.

Nenhum comentário: