quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Sobre o sermão de exclusão 2

Aqui segue um breve resumo do segundo sermão que preguei sobre o tema de exclusão, no texto de Marcos 7:24-37. Aqui trato apenas de alguns dos elementos que usei. Para o resumo da primeira parte clique aqui.
Após lidar com a mulher sirofenícia, Jesus tratou de um homem surdo-mudo. Comecei falando acerca da fixação que temos com a perfeição física. Tratei de como a exclusão dos portadores de necessidades especiais é uma triste realidade. Mostrei que na época de Cristo a situação era ainda muito pior.
Mostrei a enorme compaixão de Jeuss, cuidando daquele homem, gastando seu tempo. Jesus poderia curá-lo só com suas palavras. Decidiu entretanto tocá-lo. Aquele homem sentiu muito mais que a cura para seu problema, sentiu o toque afetuoso de seu próprio criador.
Nas duas passagens em questão, Jesus cuidou de se aproximar de pessoas que sofriam exclusão social, uma por sua etnia, outra por sua deficiência física. Mostrei que Jesus tratou dessas coisas logo após um episódio em que os fariseus o criticaram pelos seus modos alimentares. Jesus explica que o que contamina o homem e o torna impuro é seu coração, não as coisas externas. Nós vivemos tratando as pessoas da mesma forma que os fariseus, achando que elementos externos (etnia, classe social, capacidade física) são medidas que tornam alguém puro ou impuro, superior ou inferior. Jesus denunciou esta atitude como tradições espúrias dos anciãos que contradizem a palavra de Deus. Nós também temos nossas tradições herdadas de nossos anciãos, como o racismo, e cabe a nós ouvir o chamado de Cristo e acabar com isso.
Para terminar, mostrei como cada um de nós tem necessidades especiais. Somos fracos, precisamos de proteção, alimento e abrigo. Um pequeno vírus ou uma grande fera são capazes de acabar conosco. Por isto temos uma necessidade especial de que o Rei Jesus nos proteja. Além disto, somos errôneos em nossos pensamentos, limitados, incapazes, distorcendo a verdade por causa da injustiça. Temos uma necessidade especial pelo nosso profeta Jesus Cristo, a própria palavra de Deus encarnada que nos mostra toda verdade e em quem estão todos os tesouros da sabedoria. Por fim, somos pecadores, mortos em delitos e pecados, incapazes de satisfazer os requerimentos para nossa salvação. Por isto temos uma necessidade especial pelo nosso sacerdote Jesus, que por nós fez tudo.
Ao nos reconhecermos incapazes, necessitados de nosso profeta, sacerdote e rei Jesus, poderemos olhar com mais calor para o lado, para o alto, para baixo. Ver os que são diferentes de nós e que também são iguais. Por causa do mestre.

Nenhum comentário: