sábado, 31 de outubro de 2009

Dia da Reforma


Hoje se comemora o Dia da Reforma. Em 1517 o monge agostiniano Martinho Lutero pregou na porta da igreja de Wittenberg uma lista de pontos em que discordava da abordagem da igreja Romana, tanto em sua prática quanto em sua teologia. Lutero não planejava naquele momento iniciar um nova igreja, mas reformar a existente. Muita confusão se passou e Deus levantou homens em outras partes da Europa lutando por semelhantes ideais e pela pureza da igreja. Calvino, um francês que foi morar na Suíça; Zuínglio e vários outros.
Hoje celebramos tal evento e acho importante lembrar algumas das questões relevantes, as quais até hoje enfrentamos de uma forma ou de outra.
1- Salvação pela graça mediante a fé - contra a idéia de que méritos humanos podem atingir os. Requerimentos divinos para a salvação. Indulgências, flagelos, penitência...nada disto pode resolver o problema.
2 - Sacerdócio universal dos crentes - Jesus através de sua vida, morte e ressurreição abriu o caminho para todos os que nele crêem. Desta forma temos livre acesso a Deus em oração, podendo tratar de nossos pecados diretamente, sem necessidade de sacerdotes ou santos. Desta forma, todos os cristãos são sacerdotes com privilégios de acesso ao Pai pelo único intermediário, Jesus Cristo.
3 - Escrituras e culto na linguagem do povo - ao invés de ter Bíblias e missas apenas em Latim, os reformadores iniciaram um trabalho sem precedentes de tradução da Bíblia. Lutero traduziu o Novo Testamento para o alemão, refugiados ingleses em Genebra traduziram a Bíblia para o inglês e assim por diante.
Estes são apenas alguns importatnes pontos. O mais importante é usar a Bíblia como única regra de fé e prática, derivando dela tudo o mais.

Nenhum comentário: