segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Sobre o sermao de exclusao 1

Recentemente postei links para sermões que preguei aqui no Mississippi. Alguns me pediram pra colocar algumas das idéias bésicas de dois sermões que fiz sobre exclusão e inclusão baseados em Marcos 7:24-37. Aqui vai!
No primeiro sermão tratei de exclusão étnica. Comecei explorando um pouco da questão de problemas étnicos atuais(acho a expressão melhor do que problemas racias, pois só há uma raça humana.) Mostrei o que ocorreu na ocasião em que Jesus conversou com a mulher Sirofenícia. Jesus testa sua fé e ela passa no teste mostrando que entendia que a salvação era dos judeus mas que se contentaria em comer das migalhas. Ela claramente entende algo acerca de Jesus, reconhece sua incapacidade e entende que por graça ele pode ajudá-la. Jesus a abençoa e a elogia.
Mostrei então que na Biblia embora o povo judeu tivesse uma prioridade pactual (dada por graca, nunca por mérito!) esta bênção era disponível a todos que desejassem se juntar ao povo de Deus. De fato há casos registrados como Raabe e Rute.
Mostrei ainda que uma possível interpretação aponta para o fato de que Jesus estava testando os seus discípulos também. A mulher pediu ajuda pra Cristo e ele disse que não era certo tomar o pão das crianças e dar aos cães. Alguns entendem que Jesus estava usando uma técnica retórica de usar um dito popular e virá-lo de forma inesperada, como fizera em outras ocasiões. Esta seria a percepção popular dos judeus, de que eles eram as crianças e todos os demais era como cães. A idéia e que não há pão para todos, então as crianças é que devem comer. Entretanto, vale notar que este evento se passa entre as duas multiplicações dos pães!! Creio que é válido dizer que o teste dos discípulos envolvia olharem além do preconceitoétnico e se lembrarem de que na economia do reino de Deus, há pão para todos os que desejam. A mulher desejava migalhas e saiu satisfeita. O pão da vida é para todos.
Terminei tratando do que a redenção em Cristo significa para a reconciliação étnica e a celebração da diversidade. Entendendo que em Cristo somos um mesmo sendo diferentes. Mostrei como por muito tempo a Igreja e a sociedade se esconderam por detras de tal exclusão e como isso até hoje causa feridas.
No próximo post conto do segundo sermão, que tratou de exclusão de pessoas com problemas fisicos e tratei da solução geral para as duas coisas. O post já está muito grande então fica pra próxima postagem!