quinta-feira, 11 de junho de 2009

Sobre relógios parte 5 - As acessíveis

"O tempo é uma ilusão. A hora do almoço mais ainda." Douglas Adams

Nesta quinto post acerca de relojoaria, vou falar de algumas marcas muito acessíveis, que todo mundo pode comprar, pelo menos nos EUA!
Nos últimos posts mostrei marcas caríssimas, que possuem qualidade fenomenal. Há entretanto, uma ramo do mercado que produz relógios automáticos de boa qualidade e que não custam o preço de seu carro. São marcas que podem ser compradas pela internet mas também nas grandes lojas de departamento como J.C. Penney, Macy's e Dillard. Pode-se compra um relógio automático de boa qualidade por menos de 100 dólares. O triste é que este mesmo relógio é vendido no Brasil por mais de 1000 reais. Não sei se o problema é imposto, ganância ou safadeza.

Fossil - Produz relógios bem variados, alguns mostrando o movimento, outros bem ousados em estilo. Não é nada revolucionário, mas é algo bem acessível e bacana. Veja bem, é melhor e mais barato do que as réplicas automáticas vendidas nos camelôs. Na foto um modelo com caixa formato tonel. Pode-se ver o rotor, que é a parte metálica que se move dando corda no relógio.

Bulova - Uma linha mais cara que a Fossil, porém com relógios ainda melhores. Relógios duráveis e bonitos, geralmente como movimentos automáticos produzidos no Japão, certamente inferiores aos Suíços, porém de boa qualidade e durabilidade. Um mesmo Bulova de 120 dólares na Macy's custa 1500 reais nos shoppings brasileiros. Na foto abaixo um Bulova automático em aço. Na frente há um visor pra ver parte do movimento.
Swatch - Famosos no mundo todo, esta marca inovou em desing e no grande uso do plástico. Eles têm uma linha de automáticos muito bacana e inventiva. Assim ocmo as anteriores, não é nenhum super avanço tecnológico mas trata-se de boas peças em ótimos preços, e bem estilosas! Aí abaixo dois Swatches até bem comportados:

As marcas brasileiras como as do grupo Magnum tem relógios bonitos e vários modelos com aparência bem moderna, mas não sei por que infelizmente não fazem modelos automáticos. Se resumem a movimentos de quartzo. Talvez por não haver no público brasileiro um gosto ou mesmo interesse no automático. Poderiam, entretanto, lançar tal opção no mercado.
Quando você for de novo aos EUA, ao invés de 7 bonecos de pelúcia do Mickey traga 4 bonecos e um relógio automático!
No próximo post: Algumas marcas que inventam novas tecnologias
Para os posts anteriores siga os links
Parte 1 - Introdução
Parte 2 - As famosíssimas
Parte 3 - Mais famosíssimas
Parte 4 - as antigas senhoras

Nenhum comentário: