terça-feira, 23 de junho de 2009

Dormindo no aeroporto



Sempre gostei de ir ao aeroporto. Quando pequeno, meu pai me levava pra ir lá ver os aviões e era um barato.
Todo brasileiro que usou o transporte aéreo nos últimos anos já passou raiva e sofrimento em aeroportos. Há alguns que são mais suportáveis que outros. O de Brasília por exemplo é bem mais suportável que Congonhas. O de Greenville na Carolina do Sul nem parece um aeroporto, é só tranquilidade. O de Atlanta é um desespero.
Em 2000 fui trabalhar numa conferência teológica na Europa. Na volta, tinha de passar uma noite em Paris e pegar o vôo 6 da manhã. Como cheguei na cidade já de noite, e o aeroporto era longe pra dedéu, resolvi ir logo de noite pra lá, comer, passar a madrugada fazendo qualquer coisa, fazer o check-in 5 da manhã e dormir no avião. Tinha recentemente passado noites em Schipol, aeroporto de Amsterdã, onde lojas, restaurantes e tudo mais fica aberto a noite toda. Imaginei que certamente no aeroporto Charles de Gaulle da Cidade Luz, uma das 5 cidades mais importantes e visitadas do mundo haveria muita coisa pra fazer. Pra resumir, 8 da noite fechou TUDO. Fiquei então a noite toda vagando pelo aeroporto como um fantasma sujo que carrega uma mala. A um certo ponto deitei no chão imundo (as cadeiras eram duras e tinham braços), amarrei minha mala em meu casaco e em mim mesmo e até que dormi fundo. Triste.

Existe um site que trata exatamente deste negócio de dormir no aeroporto. Ele traz sugestões, resenhas, avaliações e rankings dos melhores aeroportos do mundo pra fazer exatamente isto: passar a noite. Seja por falta de grana pro hotel, seja só passeio ou mesmo por conveniência para pegar um vôo, não deixe de conferir.
O site é http://www.sleepinginairports.net/
Eles têm diversas dicas, como por exemplo: se não tiver um despertador, cole no corpo papeizinhos pedindo para ser acordado em certa hora. Dizem que funciona. Sugerem ainda dar a aparência de amador, pois oficiais de aeroporto estão ligados quanto a dorminhocos profissionais.
Segundo o ranking do site o melhor do mundo fica em Cingapura. Cadeiras especiais para dormir; jardins, piscina, hidromassagem, wi-fi, filmes gratuitos, lojas e restaurantes 24 horas...o Guia sugere passar umas noites no aeroporto mesmo tendo dinheiro para um hotel. Olha uma foto das tais cadeiras:
O campeão da América do Sul foi o Galeão, mas o pessoal do site avisa que o resultado pode ser meio deturpado por terem havido poucas resenhas sobre os aeroportos sulamericanos.

O pior de todos na avaliação do site? Paris...

3 comentários:

Filipe Hagen disse...

Emilião,
Curti demais esse post aqui!
Tô add seu blog à minha lista dos favoritos.
Saudades!
Grande abraço!
Deus os guarde sempre, você e Anelise!

Ricardo Moura Lopes Coelho disse...

Fala Emilião,
esse post é maneiro, pois me lembrei da vez que vim para Sampa fazer a prova do JMC. Na volta, graças a um taxista miserável, perdi o avião e tive de ficar das 22h às 5h da matina zanzando pelo Iternacional de Guarulhos. Nada para fazer, nenhum lugar para deitar, tive de improvisar com um carrinho, algumas roupas por baixo e um pé num canteirinho de plantas. Definitivamente aquele não é um bom aeroporto para se passar a noite.

Abração e Deus abençôe vocês.

Emilio - Entre dois mundos disse...

Velho Hagen, que bom ter você por aqui!
Poxa Ricardo, madrugada em Guarulhos não é mole não! Agora eles têm por lá um espécie de um hotelzinho que dá pra alugar por poucas horas, dá pra esticar as costas e tomar um banho!
Obrigado pela visita, abraço.