terça-feira, 17 de março de 2009

Escudo de São Patrício


Hoje é o famoso dia de Saint Patrick, onde as pessoas no mundo todo que são de origem irlandesa, as pessoas que gostariam de ser de origem irlandesa e todo mundo que gosta de festa se junta para cantar músicas do velho continente e se pintar de verde. No fundo é muito mais um dia para celebrar a cultura e herança irlandesa espalhada no mundo todo do que qualquer outra coisa!
St. Patrick foi um missionário enviado a Irlanda, onde pregou o evangelho e diz a lenda que expulsou todas as cobras do país! Bem que ele podia ter vindo ao Mississippi...
Resolvi publicar aqui a conhecida oração do Escudo de Saint Patrick. Não se tem certeza de que foi ele mesmo que a escreveu, mas tá valendo! Note a ênfase na Trindade e também em Cristo.

I bind unto myself today the strong name of the trinity, by invocation of the same, the Three in One, the One in Three.
Eu prendo a mim neste dia o poderoso nome da Trindade,
pela invocação da mesma, o três em um , o um em três.

I bind this day to me forever by power of faith Christ's incarnation, His baptism in the Jordan river, his death on the cross for my salvation; His bursting from the spiced tomb, his riding up the heavenly way, His coming at the day of doom I bind unto myself today.

Eu prendo a mim neste dia e para sempre a incarnação de Cristo pelo poder da fé, Seu batismo no rio Jordão, sua morte na cruz para minha salvação; Seu surgimento do túmulo, sua ascensão no caminho celestial. Seu retorno no dia do juízo, eu prendo a mim neste dia.


I bind unto myself today the power of God to hold and lead, His eye to watch, his might to stay, his ear to harken to my need, The wisdom of my God to teach, his hand to guide, his shield to ward, The Word of God to give me speech, his heavenly host to be my guard.

Eu prendo a mim neste dia o poder de Deus para preservar and liderar, seus olhos para vigiar, seu poder para manter, seu ouvido para atender minhas necessidades, a Palavra de Deus para saber o que falar, sua legião celeste para me guardar.

Christ be with me, Christ within me, Christ behind me, Christ before me, Christ beside me, Christ to win me; Christ to comfort and restore me; Christ beneath me, Christ above me, Christ in quiet, Christ in danger, Christ in hearts of all that love me, Christ in mouth of friend and stranger.

Cristo seja comigo, Cristo dentro de mim, Cristo atrás de mim, Cristo antes de mim. Cristo ao meu lado, Cristo para me ganhar, Cristo para me confortar e restaurar; Cristo abaixo de mim, Cristo acima de mim, Cristo na quietude, Cristo no perigo, Cristo no coração dos que me amam, Cristo na boca de amigo e estranho.

I bind unto myself the name, the strong name of the Trinity, By invocation of the same, the Three in One, and One in Three, Of whom all nature hath creation, eternal Father, Spirit, Word; Praise to the God of my salvation, salvation is of Christ the Lord!

Eu prendo a mim neste dia o nome, o forte nome da Trindade, pela invocação da mesma, o três em um , o um em três, de quem toda natureza foi criada, eterno Pai, Espírito e Palavra, louvor ao Deus da minha salvação, esta vem de Cristo o Senhor!

2 comentários:

Anônimo disse...

Escorada na idéia de que não há pergunta boba, por favor, poderia me eslcarecer o simbolismo dos duendes, trevos e o verde?

Pelo menos me parecem gnomos, é isso mesmo? Aqui neste lado do mundo corresponderia ao Saci naversão preta de gorro vermelho, pontudo? Ou ao Papai Noel - um duendão?

Vou parar por aqui que já parece o Samba do Crioulo Doido.

Emilio - Entre dois mundos disse...

O verde é a cor nacional, como o feriado é muito mais nacionalista do que religioso, todo mundo usa a cor do país. O tal duende se chama Leprechaun, e é novamente um símbolo do país. Não tem nada de sinistro nem místico, é uma figura folclórica da Irlanda.