segunda-feira, 2 de março de 2009

Discipulado parte1


Próximo domingo vou pregar no culto vespertino. Estamos pregando todo o livro de Marcos, cada pastor pega um trecho em sequência. Estamos ainda no primeiro capítulo, e vou pregar sobre o chamado dos primeiros discípulos. Vou fazer mais uns 2 posts ainda sobre o tema discipulado, se quiser perguntar algo aproveite!!
Na passagem em questão (Marcos 1:14-20) Jesus chamou duas duplas de pescadores. Primeiro os irmão Pedro e André. Depois mais dois irmãos, Tiago e João. Quero destacar algumas coisas.

Primeiramente a soberania do chamado. Eles o seguem imeditamente. Provavelmente eles já sabiam algo acerca do tal Jesus que crescia em fama na região, mas é assombroso que larguem tudo e o sigam.

Outra coisa interessante é que ao lermos a história nós já conhecemos o final. Mas pensemos em como eles estavam entrando numa jornada na qual não sabiam o que viria. Eles não tinham idéia de que em cerca de três anos veriam paralíticos andarem, cegos recobrarem a visão, Lázaro voltar à vida, Jesus andar sobre as águas, um punhado de comida alimentar milhares, Jesus parar ventos e ondas com um comando de voz, ouviriam os mais profundos e belos sermões, veriam sua glória na transfiguração, falhariam em vigiar com ele no jardim, testemunhariam a carne rasgada de Cristo e o chão encharcado de sangue, chorariam com medo após a morte e ririam com lágrimas no domingo de manhã, quando as notícias chegaram de que o túmulo estava vazio. Veriam o mestre mais vezes, até sua ascensão triunfal.
Nossa jornada é diferente, mas semelhante. Cada discípulo segue caminhos diferentes e enfrenta problemas específicos. Mas não existe outro mestre.

Hoje, se ouvires o seu chamado, não resista. É o mestre chamando.

Nenhum comentário: