terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Beleza?


Sábado passado, andando pelo shopping aqui da cidade vi uma coisa inusitada. Tinha ido com a Ise trocar um jogo de Wii (não pergunte) e quando notamos a praça central estava repleta. Havia um palco e crianças desfilavam num concurso de beleza. A tolice e a seriedade da situação nos deixaram impressionados. Crianças de 4 ou 5 anos, e até mesno, vestidas como princesas, com maquiagem pesada, andando impecavelmente, fazendo poses e caras para vencer um troféu.
Na minha cabeça, a última coisa que essas crianças precisam na vida é aprender desde cedinho que a vida é uma grande competição e qua através de sua beleza poderão conquistar o que desejarem. E vale notar que elas não ficam bonitas como os pais acham, fica aquela coisa grotesca, um peter-pan revertido, uma criança posando de adulta.
Outro elemento sério nestes concursos é a precoce erotização das crianças, que convivem com o ideal de beleza e atração dos quais deveriam estar sendo preservadas. Não sei dizer se há relação entre este tipo de concurso e o crescimento da pedofilia no país, mas não me surpreenderia.
Saímos do shopping com os corações pesados, tristes em ver esta realidade que resulta da tolice e da ambição dos pais.
Para terminar este post triste, vale uma notinha mais alegre. Assistam o excelente Little Miss Sunshine, que mostra de forma divertidíssima um pouco da bobagem que é um concurso destes.

Nenhum comentário: