quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Melhor do mundo (?)


Mereceu? Sem dúvida um grande craque. Melhor do mundo em 2008? Hmmm, não sei...
Uma simples busca no youtube com os lances do Cristiano Ronaldo (doravante chamado de Cronaldo) e vais encher os olhos. Mas foi o melhor do ano? Eu sinceramente acho que não, embora pense que ele ficaria entre os três primeiros. É inegável que C.Ronaldo jogou muito. Ótimo primeiro semestre, vencendo a liga dos campeões com o Manchester, o principal torneio de clubes do mundo em Maio (errando seu pênalti na disputa final). Ganhou também o campeonato inglês ainda no primeiro semestre. Decepcionou muito no meio do ano na Copa Européia de seleções, com Portugal. Ficou um tempão parado no segundo semestre e voltou jogando mais ou menos até o final do ano. Muitos belos e decisivos lances e gols.
Currículo de respeito, mas ainda acho que Messi foi melhor. Não venceu o campeonato espanhol, é verdade. Mas foi o melhor jogador de um Barcelona assustado em todo o primeiro semestre, levando um time esfacelado até a semifinal da Copa dos Campeões. Foi campeão Olímpico com a Argentina e está absolutamente impossível neste segundo semestre, artilheiro da liga dos campeões e grande craque do torneio espanhol, em que o título já parece estar garantido. Fizeram quase o mesmo número de gols no período, com leve vantagem para Cronaldo.
Dois testes que gosto de usar apontam que Messi hoje é o melhor. Dois testes bem subjetivos, é claro. O primeiro é o teste da pelada com os amigos. Seu eu ganhasse no par ou ímpar na hora de tirar o time, escolheria primeiro Messi, Cronaldo ou Kaka? Eu escolheria o Messi. Aliás, tenho certeza que se eu não o escolhesse ele iria fazer a minha vida uma coisa miserável no jogo.
O segundo teste é inspirado no que o Bill Simmons faz com basquete. Se fosse proposta uma troca entre Cronaldo e Messi, qual dos seus times aceitaria? No caso acho que tanto M.United como Barcelona recusariam, mas creio que o M. United ficaria tentado e consideraria a troca enquanto o Barça mostraria a língua e daria as costas com uma risada sarcástica.

Aliás, mudando um pouco, vale fazer uma comparação do Cronaldo 2008 com o Ronaldinho 2006, ano em que foi execrado após a Copa.
1 Semestre - Cronaldo vence nacional e Champions League, arrebenta sendo o craque do torneio
1 Semestre - Ronaldinho vence nacional e Champions League, arrebenta sendo o craque do torneio

Meio do ano - Cronaldo decepciona e seu país perde o torneio continental
Meio do ano - Ronaldinho decepciona e seu país perde o torneio mundial

2 Semestre - Cronaldo - Meio de ano apagado, com alguns bons momentos a partir de outubro
2 Semestre - Ronaldinho - Meio de ano apagado, com alguns bons momentos a partir de outubro

Cronaldo venceu o mundial de clubes no fim do ano, verdade, enquanto Ronaldinho perdeu na final. Mas quando isto aconteceu a eleição já estava fechada. Enfim, tudo isto para dizer que Ronaldinho teve um ano de 2006 equivalente ao de Cronaldo em 2008, mas perdeu o título de melhor do mundo (foi o terceiro). Creio que isso mostra que o título tem um grande fator de "expectativa" ao lado do desempenho puro e simples.

Messi 2008 foi melhor que Cronaldo 2008. Mas ambos foram inferiores a Kaká 2007 e a Ronaldinho 2004 e 2005. Todos estes melhores que Cannavarro 2006.
Divagações de uma noite friorenta. Dá pra notar que estou com saudade de curtir um futebol...

Curta vários golaços do Messi:




2 comentários:

Unknown disse...

Emiliao...concordo com o lance do Messi...pra mim deveria ter sido ele o melhor do mundo esse ano...nao tirando o tamanho da craqueza do Cronaldo...mas o Messi esta acabando com todos que vem a sua frente...abracao...Gui

Emilio - Entre dois mundos disse...

Também acho. O Messi ser melhor não tira o mérito do ROnaldo ter jogado muita bola...