quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Filmes - Guerra Mundial

Minha mãe tem um case cheinho de filmes de guerra. É um tanto curioso, considerando que ela não gosta das cenas de guerra embora goste dos filmes de guerra. Enfim, essa introdução ao tópico do post de hoje: Filmes sobre a Segunda Guerra Mundial. São dezenas, alguns ótimos outros péssimos. Esta guerra teve tantos fronts, tantos eventos, tantas histórias que pode-se fazer uma infinidade de filmes sobre o assunto. Por exemplo, três dos melhores filmes sobre tal guerra foram feitos por Steven Spielber, cada um tratando de um evento diferente:
- Império do Sol - excelente drama com prisioneiros na China ocupada pelos japoneses.
- A Lista de Schindler - Sobre um alemão tentando salvar judeus de um campo de concentração. Fortíssimo e assombroso.
- O Resgate do Soldado Ryan - Um grupo busca um soldado na França ocupada nos dias após o desembarque na Normandia.

Há dezenas de outros excelente filmes tratando de outras áreas. Todos os listados aqui são recomendados. Se não viu algum desligue a novela e vá resolver isto. São filmes que tratam diferentes eventos na mesma guerra, por exemplo:
- Valkyrie - Novo filme que trata da resistência alemã a Hitler. 2008. Em breve num cinema perto de voce.
- Círculo de Fogo - Mostra a batalha entre russos e alemães com um duelo entre snipers, excelente. 2001 .
- To End All Wars - Um grupo de escoceses prisioneiros num campo em Burma. Pouco visto, ótimo filme. 2001.
- Além da Linha Vermelha - Belíssimo filme de Terrence Malick sobre a campanha em Guadalcanal. Excelente elenco e história fabulosa.
- Carta de Iwo Jima e A conquista da honra (Flags of our fathers) - Dois filmes dirigidos por Ciltn Eastwood mostrando dois lados da batalha em Iwo Jima. Os dois são ótimos. 2006
- A vida é bela - Filme italiano, fascismo e guerra na Itália. 1997.
- O paciente inglês - Hmmm. história de amor, de guerra, tragédia e beleza. 1996
- Band of Brothers - Excelente série da HBO.
- O Pianista - Com Adrien Brody, pianista polonês no meio da perseguição nazista. Outro grande filme. 2002.

Faltaram muitos...

Dois que quero ver em 2009:
- Defiance - Com Daniel Craig, mostra um grupo de pessoas que foi morar no mato para fugir dos nazistas. 2009
- Inglourious Basterds - Novo filme do Tarantino, uma história fictícia de um grupo de soldados de origem judia que recenem a missão de criar pânico entre os nazistas. Promete ser um dos grandes filmes de 09.

Divirta-se!

Um comentário:

EMILIO GAROFALO FILHO disse...

Nas 1as.décadas do cinema os WESTERNS invariavelmente mostravam índios selvagens, malvados e que "precisavam" mesmo ser eliminados. A partir do final dos anos 60, com The soldier Blue, Little Big Horn, Enterrem Meu Coração na Curva do Rio, etc., alguns cineastas começaram a mostrar que não era "bem assim" e mostram a violência do branco ante o selvagem, como um contraponto. Os grandes filmes de guerra (Tora-Tora-Tora, A ponte do Rio Kway, Pearl Harbour,encouraçado Potenkin, etc) evidentemente mostraram a visão dos vencedores, como se os vencidos fossem desalmados como Hitler. Esses novos filmes dão uma esperança de mostrar também um pouco do "outro lado", inclusive de alemães que não concordavam com o Nazismo. Muita gente vai ficar surpresa de saber que alemães tiham familias, as amavam e também foram destroçadas na guerra...
Bela Dica!