quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Cachorro de favela

Assombroso.
Há poucos dias assisti a um filmaço: Slumdog Millionaire (algo como cachorro de favela milionário). Este filme é uma celebração do amor que não desiste, da verdade prevalecendo. É uma história de sobrevivência, um romance, uma história extremamente violenta e ao mesmo tempo um conto de fadas. Isso tudo vai sendo mostrado juntamente com a história de sua vida e de seu amor. O filme é sensível, eletrizante e chocante. A violência, a música, a cultura indiana, tudo contribui para um grande filme.Vou explicar o básico do enrendo. Um jovemde uma favela indiana está participando de um show parecido com o "Show do milhão," onde tem de responder diversas perguntas com o prêmio crescendo a cada acerto. Ele veio de uma favela e suspeita-se que ele esteja de alguma forma roubando. Ele está explicando como é que sabe as respostas e assim vemos sua vida. Vou discutir aqui coisas que acontecem no filme e estragam a experiência de ver pela primeira vez. O filme permite boas reflexões bíblicas. De tanto que falei parece que o filme é todo filosófico, reflexivo e moroso. Não, não. O filme é o máximo, um ritmo fantástico, fascinante e empolgante.
Um aviso: o filme é pesado em violência, embora não seja mostrada muita coisa, mas sugerida.
Uma sugestão: NÃO PERCA A SEQUÊNCIA FINAL, OS CRÉDITOS. Agora vá assistir e depois volte pra ler.
Olha o trailer:


Hora de discutir alguns detalhes do filme. Estou avisando! Volte depois!

Viu a dança final? No cinema indiano é obrigatório uma cena de dança, e o diretor Danny Boyle respeitou a tradição, mas para manter a sensibilidade ocidental e não interromper a narrativa, preferiu deixar para os créditos. Delícia!
Dá pra discutir alguns assuntos interessantes baseado neste filme. Um deles é o do bem vencendo o mal. O apóstolo Paulo escreveu que devemos vencer o mal com o bem (Romanos 12: 14-21). Basicamente, se você paga mal com mal, o vencedor foi o mal, seja o seu ou o do seu próximo. Neste filme Jamal nunca paga o mal com o mal, sendo o oposto de seu irmão Salim. Em toda sua vida Jamal buscava o caminho de não fazer o mal, enqanto Salim, por desejo ou necessidade fazia o que era necessário. Discussões difíceis, decisões de vida ou morte. Lembra-nos da necessidade de fazer o bem, sem sermos simplistas, sabendo que muitas vezes o mal está disfarçado de bem.
Outro tema marcante é o amor que não muda por Latika apesar do tempo, da distância e da tragédia. Fez me lembrar do amor de Cristo pelos seus, que não mede tempo nem distância. Jamal fica sem vê-la por anos, mas nunca desiste de procurá-la.

Mais perto do final o policial que o investiga diz que ele não sabe mentir, só sabe ser verdadeiro. Pena que não somos asim, pois preferimos mentir para facilitar nossa vida ao invés de encarar a realidade que existe por conta da verdade.

O filme lembra-nos ainda de Jesus, pois pode-se comparar sua situação com a de Jamal, acusado falsamente de não ser aquilo que dizia ser. A diferença é que Jamal foi liberto e triunfou no final de sua vida, ficando com o dinheiro e com seu grande amor. Cristo também triunfou. Mas seu triunfo foi o de fazer o que Deus Pai lhe enviara para fazer. Após viver em perfeita obediência ele morreu como um criminoso comum. Só que esta aparente derrota foi o que possibilitou nossa vitória, sua ressurreiçào ao terceiro dia foi o triunfo final sobre a morte. Com isto temos a certeza de que embora tenhamos ainda de passar pela morte, já triunfamos com ele e muito em breve estaremos com ele, muito em breve, mas ainda não.

4 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada Reverendo, pelas muitas informações sobre a cultura indiana em algumas de suas peculiaridades.

A divulgação aqui na terrinha, está por conta da Glória Perez através de novela global. Não acompanho, mas, certamente verei nos próximos meses, mudanças na moda e comportamento - uma pena, pois provavelmente estará desvinculada do real conhecimento.

Posso te consultar quando tiver dúvidas?

Emilio - Entre dois mundos disse...

Oi Cristina, obrigado pelo incentivo. nem sabia que havia uma novela com tema indiano! Este filme stá fazendo muito sucesso aqui nos EUA e é o favorito para vencer o Oscar (já venceu outros prêmios como o Globo de Ouro). Não conhecó muito sobre tal cultura, mas ajudarei no que puder!

Anônimo disse...

Boa tarde, do Brasil!

Reverendo, comentei com minha filha (que tem paixão pelas roupas e acessórios indianos) e ficou entusiasmada com sua resposta.

Tem muita conversa entre evangélicos e não evangélicos sobre essa bendita novela, acredite!!

Gostaria muito de divulgar seu Blog para o Ministério Apoio, virtual, com objetivo de integrar ímpares cristãos. Estou certa de que seus comentários e visão cristã inteligente,humorada, jovem agregarão um valor incrível para todos nós.

Como não tenho intimidade com Blogs, por favor, pode dizer qual o endereço, ou seu caminho, para que se aceitar, possa informar meus irmãos virtuais? O mediador é o Pr. FAusto Brasil.

Chego até você, pelo Blog do seu pai e o consultei pelo MSN, mas, por enviar a mensagem com ele em "off", creio que não a recebeu.

Descukpe a invasão, porém, como gosto muito da forma que escreve, quero estender seu acesso ao meu grupo de koinonia, o MOFO (ímpares com "bem mais" de 30 anos rsrsrs ), da Igreja Batista da Borda do Campo, em S.Bernardo - ABC Paulista.

Obrigada!!!!!

Emilio - Entre dois mundos disse...

Oi Cristina, obrigado pelo desejo de divulgar o blog. Todos os visitantes são bem-vindos! Basta passar o seguinte endereço:
jamasaindanao.blogspot.com

Obrigado!