terça-feira, 13 de julho de 2010

Como ouvir um sermão? parte 2


Outra dica para quando for escutar um sermão. A pessoa que está trazendo a mensagem está fazendo acima de tudo a proclamação da palavra de Deus. Não se trata de uma palestra com as opiniões da pessoa, nem tampouco um discurso sobre os planos e projetos do preletor. Observe se o pregador está fazendo duas coisas muito simples e essenciais:
- Explicando a palavra de Deus - tantas vezes o pregador simplesmente abre o texto só mesmo pois fica feio não abrir. Fala do que quer estando ou não relacionado ao que está na Bíblia. Talvez até faça uma vaga referência ao texto, mas se pedirmos para os que ouviram o sermão para que resumam o que o texto ensina, são incapazes. Ou então é o famoso caso daquele pregador que prega quase sempre o mesmo sermão independente do texto que esteja usando...
- Aplicando a palavra de Deus - o pregador tem de fazer mais do que explicar (embora isso já seja ótimo), ele precisa mostrar o que o texto tem a ver com a vida dos ouvintes. É muito comum puvir sermões em que as pessoas saem e são incapazes de responder ao um simples "e daí?" acerca do sermão. Sinal que o pregador não soube levar aquilo ao coração do público.

Procure por estas duas coisas no próximo domingo. Note se você está mesmo debaixo da pregação que expões a Bíblia. Procurar estas coisas irá também te ajudar a compreender melhor a Bíblia e a tirar mais proveito do sermão, percebendo tanto o que a Bíblia ensina quanto o que ela traz especificamente para seu contexto.

Nenhum comentário: