sábado, 13 de março de 2010

Um homem sério

Recentemente assisti a mais um dos filmes dos excelentes irmãos Coen. "Um homem sério" trata da história de um professor que não quer nada mais do que ser um homemsério. Sua vida começa a entrar em parafuso e os problemas se acumulam. Veja o trailer

Vou comentar aqui sobre coisas que acontecem no filme, portanto estou avisando que é melhor ir assistir e depois ler.

Avisei


Olha lá hein...


Ainda está aqui? O filme é uma revisão da história bíblica do livro de Jó. Este é um homem jsuto que sem razão aparente para ele perde tudo que lhe é querido. Aos poucos as coisas ruins vão se passando e o buraco parece não ter mais fim. O protagonista busca auxílio no conforto de amigos, que embora pareçam ter boas idéias no fundo só especulam sem de fato ajudar.
O livro de Jó é um dos mais impressionantes relatos e discussões acerca da soberania de Deus e de sua providência. Trata de problemas como a origem do mal e a suficiência de Deus para nossas vidas.
No livro Deus permite que Satanás aflija o justo Jó. Este busca o conselho de seus amigos mas não obtém conjsolo, apenas acusações. Deus se silencia quase até o final do livro. Ele aparece então no meio de um redemoinho (visto também no final do filme!!!) e dá a Jó o maior "prestatenção"de todos os tempos. Deus questiona Jó acerca de seu conhecimento sobre a ordem natural e a ordem moral do universo. Vale a pena ler, está lá no livro de Jó, capítulos 38-42. Longe de ser apenas uma demonstração de poder e sabedoria, é acima de tudo uma recordação da distinção criador-criatura. Facilmente tratamos a Deus como se fosse apenas um ser humano super inteligente e super poderoso. Medimos a Deus como se fosse nossa imagem ampliada. O livro de Jó nos lembra de que somos nós a imagem de Deus, reflexos de seu poder e glória, mas finitos em comparação com o infinito. Mesmo após Deus restaurar o que Jó perdera, Deus nunca explica para Jó a razão do que se passou. Ele apenas mostra que sua presença e amor são suficiente e seus caminhos são de fato misteriosos.
Vale notar que o filme não é um filme religioso. Quero dizer com isso que ele não está necessariamente em acordo com a mensagem Bíblica, apenas que a usa como ponto de contato para contar uma história passada nos EUA entre uma comunidade judaica. Há ainda um óbvio paralelo com a vida do rei Davi!
Por favor assista!!

2 comentários:

Cristina Santos disse...

Os irmãos Coen, como judeus, costumam trazer para as telas de cinema, artistas e fatos da cultura judaica que para mim, servem de pano de fundo para aprender, criticar e divertir-me, afinal, é esse o propósito do CINEMA.

... sendo do gênero feminino, "tinha" de ler até o final. A isca era por demais atrativa.

Valeu, e obrigada por não contar como termina, mas por dar a pista no Livro de Jó, no seu revelador capítulo 42 .

Emilio - Entre dois mundos disse...

Cristina,
Hahahaa...que bom que você leu. Aproveite o filme!!