domingo, 8 de novembro de 2009

Coisas que ganhamos no fogo

Recentemente meu irmão Keith me ensinou algo importante. Keith e Camille são um casal da nossa igreja aqui no Mississippi. Eles têm 6 filhos, a mais velha tem uns 15 (não, eles não são dessas famílias esquisitas). No outro domingo, após o culto da noite, uma notícia assustadora. "A casa do Keith pegou fogo durante o culto!!" Surpresa, vontade de chorar, corremos pra lá, vários da turma da igreja.
A polícia não deixava chegar perto. Paramos longe e descemos a rua a pé mesmo. De muito longe já se via a fumaça alaranjada. Vizinhos de pijama olhando e conversando, com pena. Um repórter tímido tentando perguntar . Bombeiros trabalhando mas sem muita pressa, não havia nada pra salvar.
Uma semana antes do fogo Keith me dissera que iria me convidar pra ir em sua casa ver futebol (americano) em sua nova tevezona. Curioso como essas coisas triviais nos vêm à mente na hora da tragédia. Assim que o abracei, Keith disse com um meio sorriso "acho que vamos ter de cancelar o futebol..." Cancelar não Keith. Transferir pra minha casa.
Enquanto a casa terminava de queimar nós olhávamos e conversávamos. O intenso frio da noite de outono fazia com que nossa respiração e fala soltassem aquela fumacinha. Camille e Keith choraram um pouco. Muito fora perdido. Claro que eventualmente o seguro vai lhes dar uma nova casa. Mas não é a mesma casa. Os álbuns de foto se foram. Os gatos deles também.
O grupo fez um círculo. Vários oraram. A atitude deles era de choque, mas com o coração dizendo "O Senhor deu, o Senhor tomou, glória ao nome do Senhor." Cantamos um hino de louvor ao Deus trino.
A fumaça que saía da casa era mais forte que a fumaça das vozes. Mas não era mais impressionante. A fumaça da casa aponta para a enorme força do fogo e da tragédia que ocorreu. A fumaça daz vozes tem consequências eternas, sussurros acercas de coisas que ainda não vemos plenamente, mas já estão entre nós.

Nenhum comentário: