segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Relâmpago


Durante a última Olimpíada comecei a escrever, mas nunca terminei, um post acerca de quem tinha sido o melhor atleta dos jogos. A grande mídia, principalmente nos EUA, apontava para Phelps, o nadador que vencera 8 ouros. Eu acredito, entretanto, que o melhor foi mesmo Usain Bolt. Ele venceu as três provas que disputou no atletismo, 100m, 200m e revezamento 4x100m. Ora, a diferença no número de medalhas deve-se ao fato que de na natação:
- Há mais distâncias disputadas - caso houvesse uma corrida de 50m no atletismo e ainda uma 150m ou uma 250 e ainda um revezamento 4x200 e um revezamento 4x50 e pronto, Bolt teria o mesmo número de medalhas de Phelps.
- Na natação pode-se vencer a mesma distância em 4 estilos diferentes.

Deixando a comparação de lado, o importante é que Bolt venceu de forma inacreditável:
- Nos 200 metros bateu a marca de mais de 10 anos do famoso Michael "Pato"Johnson. A marca era tão incrível que ninguém nunca chegara nem perto. Mas Bolt a estilhaçou.
- No revezamento 4x100 o time Jamaicano bateu uma marca dos EUA que já durava mais de 15 anos e tinha sido feita com o timaço que tinha Carl Lewis e outros.
- Nos 100 metros Bolt venceu de forma espetacular. Além de baixar seu recorde de 9,72 para 9.69, o que impressionou mais foi que no final da prova ele diminuiu o ritmo, bateu no peito, olhou pro lado e ainda fez esse tempo. Ganhou com sobras, e o mundo do atletismo ficou meses especulando quão rápido teria sido caso não diminuisse. Falava-se em 9,65. Outros mais otimistas falavam em 9,60. Ontem à tarde, no mundial de atletismo em Berlim, vimos o que Bolt pode fazer.
Contra os outros dois melhores corredores da história (Tyson Gay e Asafa Powell) fez o absurdo tempo de 9,58. É tão fantástica a marca que vale checar novamente o tempo do segundo colocado. Com aquele tempo Tyson Gay teria vencido todas as provas da história com exceção da de ontem e de Beijing 2008. Ainda assim ele ficou beeeem para trás de Bolt. O jamaicano melhorou sua largada, que era seu ponto fraco. Extremamente alto, quase 2 metros, foge do protótipo do que deveria ser um grande corredor de curtas distancias. Desafiou nossa concepção do que é possível. E deixou no ar a impressão de que pode haver ainda mais esta semana nos 200 metros e no revezamento...
Para ter uma idéia melhor do feito fiz a seguinte compilação de dados, acerca de quantas pessoas já conseguiram correr abaixo de certa marca:
Abaixo de 10 segundos - 69 pessoas
Abaixo de 9,95 - 38 pessoas
De 9,90 - 19 pessoas
De 9,85 - 6 pessoas
De 9,80 - 4 pessoas - Usain Bolt, Tyson Gay, Asafa Powell e Maurice Greene
De 9,75 - 3 pessoas - Usain Bolt, Tyson Gay e Asafa Powell.
De 9,70 - 1 pessoa - Usain Bolt
De 9,65 - 1 pessoa - Usain Bolt
De 9,60 - 1 pessoa - Usain Bolt
Aqui tem uma análise detalhada do recorde, o pessoal do site sportsscientists
Meu pai postou sobre o assunto também e achou um jeito de incluir o Ronaldo fenômeno no post! Fez-me pensar em quanto tempo eu correria a prova...vou tentar um dia desses!

5 comentários:

Cristina Santos disse...

Conta o resultado do seu tempo. Fiquei curiosa!

Emilio - Entre dois mundos disse...

Ainda não tive coragem... na verdade o maior problema é arrumar uma distância que seja certinha de 100 metros!! quem sabe tentarei o método dos 100 passos largos...
Agora o pergio maior não é o de fazer um tempo ruim, mas de não terminar a prova!

Cristina Santos disse...

hahahahaha!

EMILIO GAROFALO FILHO disse...

sse cara é de assustar mesmo. E tenho certeza que ele vai baixar ainda mais esse tempo, por incrível que pareça.
Ele foi um dos ultimos a sair após o "tiro" e ainda olhou pra trás no finalzinho. Só esses ganhos milesimais já permitiriam uma baixada no tempo... uffffffffff

Cristina Santos disse...

Passei rapidinho pra saber as novas.

Ansiosa à espera de news.

Fui!