quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Adaptação

Este blog tem o nome de "Já, mas ainda não," também conhecido como "entre dois mundos." Primeiro pela razão de vivermos entre esta era e a que está porvir, mas também por vivermos entre dois mundos, Brasil e EUA.
Creio que foi o Roberto da Matta que após morar anos nos EUA falou acerca de como passa-se a não ter uma casa definida, pois cada vez que se muda de país parece que estamos indo embora de casa e ao mesmo tempo chegando em casa. Muito estranho. Semana passada voltamos ao mundo do hemisfério norte e a cada vez fica mais difícil sair do Brasil, porém fica cada vez mais fácil a readaptação.

Temporada natalina é sempre uma das ocasiões (mas não única) para lembrarmos da adaptação feita pelo Senhor Jesus. Como mostra o texto de Filipenses 2 ele velou sua glória, tomando sobre si a forma de servo e assumindo a frágil forma de um bebê. Como bem disse o pregador neste domingo passado, o sol que machucava os olhos daquele bebê havia sido criado por ele mesmo. O Senhor Jesus habitou entre nós, Deus conosco, vivendo na Terra, totalmente Deus e homem. Em sua missão tornou-se homem não só naquele período mas continuará sendo assim para sempre.

Nossa fase aqui na Terra é grandiosa em muitos sentidos. Um deles é a preparação de nosso coração para a adaptação à futura realidade que já esta presente, mas ainda não plenamente. Nossa vida é uma de adaptação da mente se renovando aos pés de Cristo, do corpo se preparando para se revestir incorruptibilidade, do coraçào crescendo em desejo de lá estar. É tempo de nos acostumarmos às realidades eternas que já estão invadindo esta era, como o fermento que vai levedando a massa. Tempo de apurar os ouvidos para captar os sussurros contando acerca do que está chegando, boas novas de redenção e novidade de vida, migalhas da ceia final, gotas de glória que respingam anunciando a inundação da glória de Deus, que encherá a Terra como as águas cobrem o mar.

Nenhum comentário: